20 abril 2016

LIVRO DA DOR NASCE O AMOR

“Espero que por meio dessas histórias você possa desbravar os labirintos dos seus sentimentos e compreender como somos vulneráveis e, ao mesmo tempo, extraordinariamente fortes e especiais. Necessitamos uns dos outros para viver e aprender a ser pessoas melhores, na dor e no amor.” - Dr. Fábio Augusto

Ninguém aprende a viver sozinho. Amadurecemos por meio de nossas experiências, sejam elas boas ou ruins. O sofrimento, por mais insuportável que pareça, nos faz reconhecer a preciosidade da vida e perceber o tempo que desperdiçamos dando valor a coisas sem importância.

É sobre isso que o Dr. Fábio Augusto nos leva a refletir neste livro emocionante, em que conta histórias que testemunhou ao longo de mais de 20 anos no exercício da medicina. Ao lado de cada paciente, ele viveu momentos intensos e transformadores que marcaram para sempre sua trajetória como profissional e como ser humano.
Acometidos por doenças graves, muitas vezes fatais, esses pacientes descobriram a força que existe em cada um de nós nos momentos de dor. E mostraram que os laços de amor verdadeiro e a fé em Deus podem nos ajudar a superar as mais terríveis tragédias.
'Da dor nasce o amor' é um hino à solidariedade, à espiritualidade, à esperança e à vida. A narrativa apaixonada do Dr. Fábio, combinada a histórias inspiradoras, nos faz abrir os olhos e o coração para a beleza da existência e a necessidade de irradiarmos o bem à nossa volta.


Esse livro me emocionou muito com suas histórias e mensagens de fé. É um livro de auto ajuda que nos trás mensagens de vida muito boas para que possamos refletir no nosso dia a dia. O Dr. Fábio conta com muita serenidade as situações que presenciou de seus pacientes e as lições de vida que elas trouxeram.

‘Esqueça o que já passou, não condene seu coração.
Veja quanta falta você faz aqui,
Não é hora de voltar no tempo...
Acredite sua vida tem valor...’
(Fábio Augusto, “Esqueça o que já passou”)

Essa obra conta com várias historias de pessoas que através de enfermidades tiveram suas vidas modificadas e também mudaram a forma de encarar a vida. Varias passagens nos mostra coisas pequenas mas que significam muito em nosso dia a dia, como um café da manhã com nossa família, o abraço de um pai, o beijo de uma mãe.

Que muitas vezes as pessoas não dão o seu devido valor a vida, vivemos nos preocupando mais com a vida financeira, a ascensão social, bens materiais e esquecemos que o verdadeiro sentido da vida está em viver e compartilha-la com aqueles que amamos.


“O sorriso é  oração de amor.
É nossa força e energia para superar a dor.
E o amor rompe barreiras, aproxima as distâncias
E nos faz sentir outra vez criança.”
(Fábio Augusto, “Idioma universal”)

Muitas vezes só lembramos de Deus nos momentos de dificuldade, de doenças, de problemas, esquecemos que devemos busca-lo todos os dias independente de religião ou crença. Recomendo a leitura desse livro pois tem mensagens de fé, de vida e de esperança. Não somente para os dias tristes mas também para os dias felizes, pois é o que precisamos.

Beijos